Imagem retirada da internet
Quando decidi publicar
os meus livros na amazon nunca pensei sequer vender um, e foi com muita alegria que vendi o primeiro, já lá vão alguns meses. Através de sites e blogs fui descobrindo as
possibilidades que existem para um autor independente, e acreditem que são
muitas. Com um romance escrito há algum tempo “Gabrielle” resolvi fazer a
experiencia nas duas plataformas da amazon. O livro vendeu cerca de trezentos
exemplares e creio que não foi mais porque o tema é um tanto denso, não é sobre
sexo nem água com açúcar, os géneros que vendem muito na Kindle do Brasil. Os
dois livros que publiquei a seguir foram iguais em número de vendas e têm-se
aguentado nos primeiros 20 a 30 primeiros lugares o que para uma autora novata
é um feito fantástico. Existem centenas de livros esquecidos nas páginas da
amazon que nunca vão ter qualquer hipótese de vender, por falta de empenho dos
autores em publicitá-los. Estou a preparar-me para publicar noutras plataformas
tais como a Kobo, Bubok,Google Pay, mas por enquanto só vos posso falar da
amazon, onde tenho os meus livros disponíveis. Neste momento retirei “Gabrielle”
que vai ser reescrito e novamente publicado em dois livros distintos, uma vez
que a temática do livro ( o incesto) requer um tratamento mais aprofundado.
Publicar em
português é complicado em termos de mercado, pela questão da língua, mas ao
fazer publicidade aos livros no Brasil, comecei a vender, especialmente ebooks.
Não vou escrever sobre o processo de autopublicação, é muito simples, basta
inscreverem-se no site (createspace.com para livros físicos ou kindle para
ebooks) e seguir os passos. Claro que é preciso ter uma obra escrita uma nova
porta abre-se para realizar o seu sonho. Há milhares de autores independentes a
publicarem na amazon e muitos (os que apresentam qualidade) já vivem disso. Descrevo
abaixo as vantagens de publicar nas plataformas da amazon.
O autor sabe
quantos livros vendeu no momento em que essa venda se realiza. O relatório é
on-line, simples e atualizado minutos depois que acontece a venda.
2 – A Amazon já é
uma montra para o autor, muito mais que os sites de editoras que publicam autores
independentes e que deixam os livros esquecidos sem nunca fazerem nada pela sua
promoção. O autor tem o seu público, o público que conquista nas divulgações em
redes sociais e o público consumidor de livro digital próprio da Amazon. Ou
seja, aumenta a sua visibilidade no mercado e há medida que vai publicando vai
sendo conhecido e vendendo mais.
Não há
intermediários entre o dono da propriedade intelectual e produto em si e a loja
onde esse produto será vendido. Se o autor quiser entregar um produto sem
tratamento diferenciado de capa, diagramação e revisão, ele está livre para
diminuir a qualidade do seu trabalho à vontade. No entanto, se o problema for
com formatação, a Amazon manda e-mail pedindo para o autor melhorar nesse
aspecto e só deixa concluir o processo quando não existirem erros. Posteriormente
farei um post sobre o processo da publicação.
4 Preço de e-book
cabe no bolso de todos e além de haver inúmeras promoções com descontos e até
de livros gratuitos caso se inscreva no KD select, um programa de promoção que
pode usar conforme entender, continua a ser mais acessível que o livro em
papel. Para o escritor da Amazon vale mais os comentários no site do que as
resenhas em blogs. Os clientes da Amazon lêem e levam em consideração tais
comentários e avaliações e é para esse público que o seu livro estará exposto.
Pagamentos.
Com a Amazon, o pagamento é depositado ao fim de 60 dias para os ebooks
vendidos no Brasil, a partir do momento em que fizer a quantia de 100 dólares. Nas
restantes lojas é pago mensalmente. Não é difícil vender 100 dólares de ebooks
nesse espaço de tempo para um autor estrangeiro ao contrário do que se possa
pensar.
Marketing.
Pode contar com os seus leitores mais fiéis que fazem publicidade nas redes
sociais (convém ter uma página de Facebook, tweeter, pinterest…), No entanto, a
Amazon dá uma grande ajuda ao seu autor ao convidá-lo a participar da “Oferta
do Dia” e ao divulgar o (s) seu (s) livro (s) nas newsletters que envia aos
seus clientes. O autor não está com o seu livro num site jogado às traças.
A Amazon
oferece aplicativos de leitura gratuitos para serem usados no PC, celular e
tablet. Não é preciso ter leitor de e-book. E quem tem outro e-reader (como o
Kobo, por exemplo) pode sempre ler no tablet, computador etc.
Como a
publicação teoricamente é de graça (não, a Amazon não cobra nada para
publicar), você tem de ter em mente que não conseguirá fazer tudo sozinho, a
não ser que seja um designer profissional, um diagramador profissional e um revisor
profissional, além de escritor profissional, que é a pessoa que domina as
ferramentas da profissão, o que inclui a língua portuguesa. A amazon tem
serviços profissionais que disponibiliza a um preço justo, mas mesmo assim é
difícil para um escritor no início pagar esses preços, a não ser que tenha
outra fonte de rendimento muito bem paga. Nesse caso tem que fazer tudo sozinho
e ter o tripo do cuidado. Os erros passam em frente aos nossos olhos sem os
conseguirmos ver e dão mau aspecto ao livro. Então o que deve fazer? Arrumar o
manuscrito durante um tempo na prateleira e fazer a revisão mais tarde. Mas
esse assunto fica para outro post.
Capas- na
plataforma da createspace pode através da ferramenta do site, fazer uma capa
com muita qualidade (inclusive inserir fotos suas), e podem acreditar que os
livros ficam tão bons como nas editoras convencionais. O mesmo sucede na
plataforma dos ebooks, na Kindle. Mas, como todo o autor convém ter o seu
próprio modelo de capas, esse pormenor passa a possibilitar aos seus leitores
reconhecê-lo onde os seus livros estiverem. No meu caso tenho a sorte de ter um
designer de Mídias digitais em casa, o que me facilita a tarefa em todos os
aspectos. Compro as imagens num site ( One Dollar Photo) e concebi o meu próprio modelo
de capas.
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