Já construiu o seu site ou blog? Óptimo. Mas que blog você
está usando?
O blogger, o
Wordpress, ou um site que precisa de conhecimentos de programação para conseguir
mantê-lo actualizado?
O blogger é fácil de
trabalhar mas tem algumas limitações. Uma delas é não poder anexar o Mailchimp,
uma ferramenta de web muito versátil para campanhas de publicidade de que
iremos falar noutro post.
O Wordpress é a
melhor opção e o mais usado em todo o mundo. É a ferramenta web de eleição de
muitos escritores independentes. Em breve irei passar todo o meu blog para o
Worpress. Mas vou avisar com muito tempo para que possa subescrevê-lo antes de este ser apagado.
O site com
programação, se você não for perito na matéria, esqueça. Vai precisar de um
administrador, sai caro e consome muito tempo.
Agora vamos falar um pouco das redes sociais. Muitos
escritores independentes pensam que o Facebook, o Pinterest, o Twitter entre
outros, podem ajudar a fazer a publicidade aos seus livros e até a vende-los.
Uma parte é verdade. Quem conseguir uma legião de fans atreves do facebook e
consiga trabalhar com eles, é um felizardo. Claro que quem não existe nas redes
sociais, não existe, sobretudo os escritores. Todos os escritores, mesmo os que
publicam em editoras convencionais, com nome feito e consagrado, possuem uma
destas três redes sociais.
Mas não se iluda. Esta não é a melhor forma de divulgar o
seu trabalho. Poucas pessoas têm as páginas abertas durante o dia, muitas
trabalham, e só de noite vão ver as novidades e, mesmo assim, só uma pequena
percentagem vê tudo o que se passa nas redes sociais. O Facebook ainda possibilita
ver a informação do próprio dia, mas muita passa incógnita.
Já o Twitter é para
esquecer. É impossível manter-se actualizado. A velocidade a que as pessoas
colocam as mensagens torna difícil os seus livros serem vistos. Se lhe
prometerem que a troco de uma quantia vão mandar o link do seu livro para uma
quantidade enorme de pessoas, pois saiba que não passam de truques para ganhar
dinheiro. Poucos sites são de confiança, e os que são exigem algumas condições
para publicitar os livros, nomeadamente um número de revisões acima de três estrelas.
Marque presença no Twitter mas esqueça-o como meio de publicidade. Ele serve
apenas para quem ficar curioso com a sua escrita, ir investigar mais sobre si.
O Pinterest pode ser uma ferramenta mais útil por usar a
imagem. Se fizer uma pesquisa por “livros, capas, ebooks, livros para ler,
entre outras relacionadas com o assunto” vai encontrar muitos livros, inclusive
os seus, se tiver uma conta onde regularmente ( 3 a 5 vezes por dia faça pins),
portanto, também não é a mais eficaz.
Então o que devemos usar para publicitar os nossos livros,
já que não temos editora que o faça?
Mais simples do que possa imaginar. Use o velho email que
muitos desprezam.
Caros leitores e colegas o email é a forma mais fácil e
rápida de publicitar o seu trabalho. Adicione uma ferramenta de recolha de
emails (a velha newsletter) e convença as pessoas a inscreverem-se. Seja qual for
a plataforma que use, o email da pessoa fica seguro, e ela pode desistir quando
quiser. No blogger você nem sabe quantas pessoas assinam o seu blogue.
Quantos emails você lê na sua caixa de correio diariamente? Todos.
Pois esta é a melhor ferramenta para chegar às pessoas que apreciam o seu
trabalho e querem segui-lo.
Mãos à obra e até ao novo post.
Ambra Blanchett
Sem comentários:
Enviar um comentário
A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.