Muito antes de publicar o primeiro livro, comece a sua
plataforma de autor. Você deve ter um plano para o que está tentando construir antes
de usar todas as ferramentas disponíveis. A maioria de nós foi aprendendo por
tentativa e erro, até descobrir colegas que são generosos ao ponto de
partilharem o que sabem. Comigo foi assim e com muitos outros também. Os colegas brasileiros e americanos são fantásticos a partilharem informação nas suas plataformas.
Já construiu o seu
blog ou site? Muito bem, se já o fez agora é começar a colocar conteúdo. Mas o
quê?
Tudo o que diga respeito a livros e escritores
independentes, ou escritores com editoras se assim o entender. Fale sobre os
seus livros, estabeleça contacto com outros escritores independentes e partilhe
conhecimento. O autor independente não ganha nada em hostilizar os outros
colegas. Disponibilize-se para ajudar no que sabe, torne-se útil e assim ganha
mais visibilidade. Quem gostar do seu trabalho vai falar de si para outros
leitores.
Não se esqueça de actualizar o seu blogue pelo menos uma vez
por semana. Sabe quantas palavras tem que escrever para que os motores de busca
coloquem o seu blogue visível nas páginas do Google? Pelo menos trezentas.
Menos que isso fica muito difícil ser detectado.
Se tem um livro na calha prestes a ser publicado, comece a
falar sobre ele no seu blogue. Mantenha os leitores informados e curiosos sobre
a sua história e peça para deixarem comentários. Ui! Como é difícil obter
comentários!
Mas, para além do blogue existem outras formas de divulgar o
seu trabalho: Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, Linkedin entre outras.
Mas atenção à quantidade de ferramentas que usa. Se tiver contas em todas as
redes sociais e pretender mantê-las actualizadas, não lhe sobra tempo para mais
nada. Pessoalmente, uso o Facebook, Twitter e Pinterest em conexão com o blogue,
ou seja, a partir do blog partilho os meus posts nestas redes.
Não peça apenas aos seus seguidores para comprar os seus
livros, eles desaparecem. Porquê? Fazem deslike na página de Facebook ou deixam
de seguir você. Interpretam essa atitude como Spam. Já entrou numa loja a fim
de ver algum produto e imediatamente uma vendedora cai em cima de si a oferecer
ajuda e a tentar impingir-lhe uma quantidade de produtos? O que é que você faz?
Sai da loja assim que se consegue desenvencilhar, não é? Já cheguei a não
entrar numa loja por causa dessa técnica agressiva de vendas, mesmo que esteja
interessada num produto.
Pois bem nas redes sociais funciona da mesma forma. Prepare-se
para ganhar seguidores, mas também para perder alguns. Os que não gostam do seu
género de escrita, desistem e apagam a sua página. Mas não desanime, outros a
encontram e aos poucos vai aumentando a sua cota de participação nas redes
sociais. Não se esqueça que a internet veio para ficar, é o meio de comunicação
mais usado e quem não está na internet arrisca-se a não existir. Até mesmo os
escritores que publicam com editoras convencionais já têm a sua presença
marcada no Facebook, como Lesley Pearse, Jude Deveraux, Nicolas Sparks entre
muitos outros. Faça o mesmo.
Divulgue os seus
livros e quem quiser comprar sabe como o fazer. Não apele à compra
directamente. No entanto é conveniente que tenha os seus livros no blogue. As
pessoas podem comprar mais facilmente tendo um link para a sua página de autor da amazon. Ao publicar um livro na amazon, torna o seu livro disponivel para todas as lojas, ou seja, para o mundo.
No próximo Post vamos saber como os leitores descobrem os
livros na amazon. Se quiser seguir a matéria assine a Newsletter no canto
superior direito.
Até ao próximo post,
Ambra Blanchett
Sem comentários:
Enviar um comentário
A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.