O título é o cartão-de-visita do
livro. Fala por ele para o bem e para o mal. Quem vai a uma livraria muitas vezes
comprar um romance porque o título lhe chama a atenção. Escritores e editoras
prestam imensa atenção ao título do livro.
Qual o segredo de um bom título?
Os títulos devem ser simples e
ficarem no ouvido. A escritora inglesa Lesley
Pearse que vende milhares de romances em todo o mundo escolhe títulos bem
simples mas que suscitam curiosidade. Estou-me a lembrar do primeiro livro que
li da autora (talvez o melhor) desconhecida para mim até então. Foi o título “
Segue o coração, não olhes para trás” que me fez agarrar no livro. Ou, do
ultimo livro de Pedro Chagas Freitas,
um romance ternurento “ Prometo Falhar”.
Outros livros, para além do título
acrescentam palavras-chave que suscitam a curiosidade do leitor como Ruta Sepetys fez no seu romance que foi
«melhor livro do mês» na amazon “ Sonhos de Papel” e a seguir diz «quem diz que
só se vive uma vez nunca leu um livro».
Ou outro exemplo mais dentro do «hot»
um livro que a escritora brasileira Mila
Wander está a postar no Wattpad cujo titulo é “ O safado do 105” e que já
tem mais de 200 mil leituras. Este título breve, prende a atenção, aguça a
curiosidade e fica na mente.
No meu romance “Gabrielle”, uma saga familiar que fala
de incesto e que atravessa quatro gerações, fiz uma lista e estava indecisa
entre “ Sombras negras do passado” e o título que acabei por escolher. Porque é
que escolhi um e não outro? Gabrielle foi o nome que dei à protagonista, achei
simples e curioso e o outro demasiado pesado para um tema deste género.
Tem uma história para contar ou
pretende escrever um romance? Então faça uma lista e peça ajuda a amigos e
familiares. Veja se é adequado ao tema, se é original (nada é original todos
nos baseamos naquilo que conhecemos) ou se já existe esse nome no mercado.
Para finalizar, digo-vos que um
titulo muitas vezes também serve se inspiração ao escritor e a partir dai constrói
o romance.
Boa sorte.
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