quarta-feira, 17 de abril de 2019

TRAZ-ME DE VOLTA(B.A.PARIS) - OPINIÃO


Confesso que fui atraída pela autora. Li o anterior, AO FECHAR A PORTA, e gostei muito. Este  não me cativou tão facilmente como o anterior desde o inicio, mas rapidamente fiquei presa à história. Desta vez a autora trouxe-nos o tema da "despersonalização", algo que por aqui só conhecemos dos livros de psicopatologia, pois até hoje, na minha prática clínica, e do que conheço da realidade portuguesa, não existe por cá. Portanto este é um tema muito americano, algo que na academia se diz que "só pode ser americano", não no mau sentido, mas porque ao que parece certas patologias são mesmo especificas do lado de lá do atlântico e especificamente do território dos USA.
Voltando ao livro, é um pouco arrepiante e imprevisível e a dada altura, baralha-nos mesmo. A autora soube manter o suspense até ao final e eu nem imaginava sequer, que o desfecho fosse aquele. Só mesmo no final compreendi o titulo e até a capa. A leitura é compulsiva e li-o em três dias, porque não tenho mais tempo livre, mas é livro para se ler de uma assentada. 
Esta autora tem uma predileção pelas mentes complicadas, algo que partilho, como leitora, escritora e terapeuta, portanto este livro é do meu agrado por inteiro. 
Curiosamente, sendo a autora de ascendência franco-irlandesa, e vivendo em França, situa a história em Inglaterra, de uma forma muito verídica. 
Recomendo vivamente a leitura deste Thriller. 


sexta-feira, 12 de abril de 2019

Jogos Cruéis - Jodi Picoult (NOVIDADE)

Jodi Picoult

Sinopse

Vitima ou suspeito? O homem que ama é acusado de violação. E não é a primeira vez.
O juiz repetiu,: «Admite que teve conscientemente contato sexual com Catherine Marsh para satisfazer os seus próprios desejos» «Sim, Meritíssimo», respondeu Jack com uma voz que continuava a não ser a dele.

Jack St Bride, um bonito rapaz de trinta e um anos que acaba de cumprir pena por um crime sexual que não cometeu contra uma adolescente, decidiu refazer a vida na primeira cidade onde o seu instinto lhe disse para parar. Mas o passado não se apaga tão facilmente quanto queremos. Em Salem Falls, cidade maldita onde, em 1692, as famosas bruxas com o mesmo nome foram perseguidas... o destino tem reservado para Jack um desafio cruel.



A AUTORA

Jodi Picoult nasceu e cresceu em Long Island. Estudou Inglês e Escrita Criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen enquanto ainda era estudante. O seu espírito realista e a necessidade de pagar a renda levaram-na a ter uma série de empregos diferentes depois de se formar: trabalhou numa corretora e numa editora, foi copywriter numa agência de publicidade e foi professora de inglês. Em 2003, foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction e a esta consagração muitas outras se seguiram. Com mais de catorze milhões de exemplares vendidos, está traduzida em 34 idiomas.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Desenmerda-te mindset - OPINIÃO



Aceitei este desafio concordando em dar uma opinião honesta. Pois bem, lá vai. Para começar, digo já que este não é o meu genero de leitura, embora já tenha lido uns quantos e, sem ser o GOSTE DE SI, do Luis Martins Simões, oferecido por uma amiga, há muitos anos e...este LIVRO do Fernando Moreira, não me daria ao trabalho de ler outros.  Esse é o motivo pelo qual não vêem livros desses por aqui. Abri uma excepção ao Fernando e ainda bem. 
Não tenho nada contra o género literário, mas a maioria cai em frases feitas que, a avaliar pelo discurso de pacientes desesperados que me chegam ao consultório culpabilizados por lerem literatura deste género, como se fossem antidepressivos, que lhes aponta os defeitos e lhes GRITA, que está nas maõs deles curarem-se, então mais valia não existirem. De resto são optimos para gente saudável, pois esses, conseguem colocar em prática todos os seus ensinamentos, tipo "segredo" e outros na sua linha.




Voltando ao Desenmerda-te, e a começar pelo titulo, arrancou-se umas boas gargalhadas com algumas análises muito lucidas e plenas de significado pessoal, mas, também, algo que pensamos mas não temos coragem de dizer por uma questão de educação ou pelo politicamente correcto. Está na moda as formações para promover competencias, aquelas que se adquirem na vida e na relação com os outros. O Fernando teve a coragem de colocar tudo isso a nú. 
 Desenmerda-te fala dos problemas com conhecimento, sem falsas esperanças do género " faz isto que alcanças aquilo". Não podemos viver sem ansiedade, sem tomada de consciencia e sem a capacidade de aceitar aquilo que naõ podemos mudar. 
Depois desmistifica o Amor, a Liberdade...e a Motivação. Essa achei o máximo. Leiam. Vale mesmo a pena. Não vou revelar mais, digo-vos que o Desenmerda-te, não está com "merdas" e chama os "bois" pelos nomes. Só quem já passou por muita coisa e refletiu e aprendeu com isso, pode escrever um livro assim. 
Por ultimo confesso que o titulo não me soa muito bem, mas até ai, a dissonância cognitiva que me provoca, poderá ser util, quem não ouviu já essa famosa frase tão educativa.  
Parabens Fernando Moreira e que venham mais. 


domingo, 7 de abril de 2019

Perfeito ( Judith MacNaugt) - NOVIDADE


Aí vem mais uma novidade de uma das autoras preferidas das leitoras portuguesas.

Sinopse

Julie foi abandonada à nascença nas ruas de Chicago. Um início de vida triste a que se seguiu uma magnífica reviravolta. A sorte - que escapa a tantas e tantas crianças - sorriu-lhe e Julie foi adotada por uma família carinhosa.
Agora, já adulta, está determinada a retribuir toda a bondade que recebeu.

Zack tornou-se famoso graças ao seu talento enquanto ator e realizador. Mas a fama que o glorificou também acelerou a sua queda... e da forma mais cruel. Injustamente acusado de assassinar a mulher, Zack é condenado a uma pena de 45 anos. Agora, acaba de escapar da prisão… e de raptar Julie, levando-a para uma cabana isolada nas inóspitas montanhas do Colorado.

Apesar da revolta que sente, Julie não consegue ignorar a sua intuição, que lhe diz estar perante um homem inocente. Zack, por sua vez, não consegue voltar a confiar em ninguém… talvez nem no seu próprio coração.

No momento em que as suas vidas se cruzam, Julie e Zack veem os planos que haviam traçado para si mesmos serem irremediavelmente alterados.

Com passados tão sofridos, conseguirão eles desafiar - de novo - o destino e construir algo… perfeito?

Adquira o seu AQUI.  O livro está com desconto pré- venda. 


sexta-feira, 5 de abril de 2019

A Mulher à janela - Opinião



Adoro um bom policial que contenha muito suspense e confesso que apesar de guardar este livro na "pilha por ler" um bom tempo, foi com enorme curiosidade que comecei a leitura. No entanto depressa me desiludi. A história é muito interessante, a trama está bem construída, mas o livro não "anda". Foi penoso chegar ao fim, embora o autor nos deixe sempre na duvida. Até ao fim, pensei sempre que o criminoso era outro e, bato as palmas ao autor por ter escondido tão bem a personagem do qual ninguém suspeita. 
Este livro, no meu ponto de vista, mais parece um argumento de cinema - tenho a certeza que vai ser um grande filme -, do que um livro. 

Por outro lado, creio que a descrição da Fobia da personagem principal está muito bem documentada bem como todo o envolvimento psicoterapêutico. As descrições de cenários são muito boas e, todas as personagens, sem excepção, também são muito credíveis e, só por isso vale a pena ler o livro. Mas preparem-se para muitas páginas de impasse que tiram o ritmo ao livro.


A Mulher à Janela, é a história de alguém que vive uma vida dramática e a que determinada altura, presencia um crime, mas ninguém acredita nela. Como psicoterapeuta apreciei muito este "caso clínico", mas como leitora, lamento o pouco ritmo do livro, no entanto, a minha opinião vale o que vale e o que para uns pode ser monótono, para outros poderá estar bem. Avaliem por vocês e boa leitura.